Contato KHAS VETIVER: khasvetiver@gmail.com

Vendas KHAS VETIVER: criarteria.com


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Características Especiais do Capim VETIVER

CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DO CAPIM VETIVER

1. Características morfológicas:
O Capim Vetiver não possui rizomas. Seu sistema radicular maciço finamente estruturado que pode crescer muito rápido, em algumas aplicações, a profundidade de enraizamento no primeiro ano pode chegar a 3-4m. Este sistema radicular profundo faz da planta vetiver extremamente tolerante à seca e difícil de desalojar-se pela forte correnteza. Caules eretos e duros, os quais podem enfrentar um fluxo de água relativamente profundo. Alta resistência a pragas, doenças e incêndios. Uma cobertura densa é formada quando plantadas juntas agindo como um filtro de sedimentos muito eficaz e espalhador da água. Brotos novos desenvolvem-se da coroa subterrânea fazendo de vetiver resistente ao fogo, geada, tráfego e pressão de pastagem pesada. Novas raízes crescem a partir de nós quando enterrada por sedimentos capturados. O Vetiver continuará a crescer com o lodo depositado eventualmente formando terraços, se os sedimentos presos não forem removidos. 

2. Características fisiológicas:
Tolerância a extremas variações climáticas como secas prolongadas, inundações, submersões e temperaturas extremas de -15 'C a +55' C. Habilidade para voltar a crescer muito rapidamente depois de ter sido afetada por secas, geadas, salinidade e condições adversas depois que o tempo melhore ou potenciadores de solo são adicionados. Tolerância à ampla faixa de PH no solo de 3,3 a 12,5 sem alteração do mesmo. Alto nível de tolerância a herbicidas e pesticidas. Altamente eficiente absorvendo nutrientes dissolvidos, tal como N e P e metais pesados, água poluída. Altamente tolerante ao crescimento médio elevado de acidez, alcalinidade, sodicidade e magnésio. Altamente tolerante a Al, Mn e metais pesados como As, Cd, Cr, Ni, Pb, Hg, Se e Zn nos solos.

3. Características ecológicas
Apesar de ser muito tolerante em alguns solos de extremas condições climáticas acima mencionadas, como gramíneas tropicais típicas, é intolerante a sombras. O sombreamento reduzirá seu crescimento e, em casos extremos, pode até elimina-lo. Em terras instáveis, o vetiver primeiro reduz a erosão, estabiliza a erosão do solo (especialmente despenhadeiros de encostas), em seguida, por causa dos nutrientes e conservação da umidade, melhora o seu microambiente para que outras plantas semeadas ou voluntárias possam estabelecer-se mais tarde. Devido a estas características o vetiver pode ser considerado como uma planta enfermeira (protetora) em áreas degradadas.
Excelente exemplo é o SV - SISTEMA VETIVER – rede atuante em mais de 100 países, tropicais e subtropicais e ainda em algumas regiões mais áridas. Fomenta principalmente o uso de coberturas de vetiver como tecnologia de bioengenharia, uma alternativa ecológica para estruturas rígidas tais como muros de concreto ou de gabião. Tem sido usado com sucesso para estabilizar margens das estradas, na conservação do solo e água em terras agrícolas e por sua tolerância e absorção aos metais pesados, uma solução "verde‛ para o tratamento de águas contaminadas, residuais domésticas e industriais, estabilização de aterros sanitários e no tratamento de lixiviados, mitigação e estabilização de dejetos de minas, entre outros projetos como o uso dos subprodutos – combustível, cobertura, material para telhados, papel, material para artesanato.
O SV atua há 25 anos em diversos países, destacando-se na Austrália, Brasil, América Central, China, USA, México, Fiji, Índia, Itália, Tailândia, Madagascar, Malásia, Filipinas, África do Sul, Etiópia, Sri Lanka, Venezuela, Vietnã, Turquia e nas Antilhas.
E, conforme as palavras do Dr. Richard Grimshaw diretor e fundador da Rede Internacional de Vetiver:
...por que o Vetiver?
...Porque o vetiver é um componente chave que pode ser relativamente de fácil aplicação tanto em nível de indústrias como ao de comunidades. Dentre inúmeras possibilidades, ressalto a conservação da umidade do solo e descontaminação da água.
Somente isto já bastaria pra destaca-lo como uma tecnologia verde do passado, do presente e do futuro.


Plantação VETIVER


Raízes VETIVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário