Contato KHAS VETIVER: khasvetiver@gmail.com

Vendas KHAS VETIVER: criarteria.com


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Economia Criativa KHAS VETIVER

ECONOMIA CRIATIVA

Na Declaração do Milênio das Nações Unidas (2000), entre os pontos convergentes propostos por representantes de 101 países, estão entre outros assuntos, a disposição pela erradicação da pobreza, criando condições favoráveis ao desenvolvimento humano e o empenho em cuidar de modo mais amplo e efetivo em ações de proteção do patrimônio comum mais relevante, que é o nosso planeta. Considera-se a economia da cultura como força motriz de desenvolvimento, sustentado não só pelo fluxo de produção e expansão, mas antes de tudo porque os agentes criadores, os valores humanos e socioambientais levam ao aprimoramento local, tornando-se assim reconhecidamente como elemento de geração de riquezas.
A economia criativa é abundante, oferece sustentabilidade social, a inclusão produtiva de indivíduos e comunidades e não explora os recursos naturais e humanos.

A Economia Criativa é o grande mote do momento, descoberta (tardiamente) como opção capaz de (re) erguer economias. Houve o reconhecimento de sua importância e força, endossadas pela Unesco e ONU. Uma vez reconhecidos esses valores impalpáveis dos bens culturais, vai se desenvolvendo concomitantemente uma nova rede de consumo, legitimando-se os valores culturais inimitáveis e ímpares, retroalimentando a expansão criativa e cultural. A Identidade cultural confere aos produtos e serviços um caráter único. Partindo desse fundamento, uniu-se uma matéria prima excepcional o VETIVER (Chrysopogon Zizanioides) – capim perene da família das Poaceaes - por suas características infinitas de uso e aplicações (descritas a seguir), à possibilidade de desenvolvimento não só de produtos elaborados pelo arrojo e sensibilidade da artista plástica e designer Ddaniela Aguilar, mas a amplitude de alcance socioambiental enquanto desenvolvimento econômico e sustentável. Mais ainda, como possibilidades de ampliar e multiplicar ações com vivências de aprimoramento criativo, curativo e de incremento coletivo e individual através da experiência que o projeto KHAS VERTIVER é capaz de proporcionar. Os produtos apresentados são apenas uma amostra tangível da força que o Projeto KHAS VETIVER propõe, pois o intento absoluto e de maior força é o que não aparece na superfície: a ação transformadora individual de empoderamento que é possível proporcionar às pessoas envolvidas na produção desses objetos. Tal como a raiz do vetiver, a transformação atinge níveis profundos do ser, e como a propagação das mudas e das touceiras, pode-se oferecer a infinita potencialidade de criar agentes e pontos multiplicadores e multiplicáveis por todo o mundo.

O projeto KHAS VETIVER é uma proposta ampla, que consegue num único fio condutor, entremear-se em sustentabilidade, desenvolvimento humano seja em âmbito individual ou social. Também a progressão econômica que a Economia Criativa proporciona, construída a partir de arte e design. Todo o projeto KHAS VETIVER foi criado a partir de signos profundos, onde cada elemento possui um papel de suma importância, planejado dentro do que hoje é chamado de design thinking, onde a situação é abordada de um modo amplo, relacionando-se com múltiplas perspectivas, um modo criativo e flexível, aberto ao novo e a pormenores relevantes. Tudo foi elaborado criativamente e organizadamente para que haja o fluir de toda a cadeia: do plantio do vetiver, à propagação e multiplicação das mudas, ao benefício ambiental que a planta oferece ao uso da matéria prima bruta em objetos utilitários, ao processo curativo que o simples manuseio da planta proporciona o processo de desenvolvimento pessoal e coletivo aos envolvidos na confecção dos produtos, às oficinas imersivas para a multiplicação de possibilidades onde quer que seja do conceito do Projeto KHAS VETIVER.


Nenhum comentário:

Postar um comentário